As luvas de proteção da Supermax produzidas em látex ou nitrilo são descartáveis, ou seja, devem ser utilizadas uma única vez. Assim como todo material, devem ser descartadas da forma correta e tomando devidos cuidados para que não haja contaminações. Por isso, é importante aprender a descartar luvas de proteção corretamente.
Profissionais que entram em contato com contaminantes e fluídos corporais rotineiramente já possuem lixo próprio e técnicas de descarte regulamentadas pela ANVISA e pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Contudo, algumas profissões que entram em contato com produtos abrasivos – como faxineiros, cabelereiros e até mesmo mecânicos – nem sempre possuem acesso a esses recursos ou sabem como o descarte ideal deve ser feito.
Desse modo, preparamos este post sobre como o descarte “caseiro” (aquele que não necessita de regulamentação) deve ser realizado. Confira o passo a passo:
1. Retirando das mãos
É importante que a luva seja retirada sem que haja contato da sua mão com a parte externa do material. Assim, evita-se a contaminação da sua pele com agentes que podem estar na luva.
Com ambas as mãos enluvadas, comece retirando a luva de sua mão dominante. Segure na parte externa e evite entrar em contato com sua pele. Depois disso, com a mão dominante já sem luva, insira um dedo na parte interna da outra luva e retire-a por completo, evitando tocar na parte externa da luva, conforme imagem acima.
2. Tipo de descarte ideal
Hospitais e outros locais de saúde possuem lixo próprio e coleta diferenciada para descarte de materiais que possam conter agentes contaminantes, mas geralmente outras profissões e locais não possuem acesso a este tipo de serviço. Mesmo assim, podemos tomar algumas medidas de precaução para que o descarte ideal.
É importante sempre descartar suas luvas de proteção no lixo comum, de preferência em saco fechado. Lembre-se de nunca descartar em lixo aberto, caçambas, depósitos, lixos recicláveis ou locais que deem acesso para que as luvas sejam recolhidas e entre em contato com outras pessoas, como é o caso de quem coleta recicláveis.
3. Enfim, descartando
Após cumprir os passos aqui descritos, jogue suas luvas em um saco de lixo reforçado, evitando que elas entrem em contato com a lixeira e sem que suas mãos entre em contato com as partes externas da luva. Feche o saco e, quando for descartá-lo para que seja levado pelo caminhão de lixo, ensaque com outro para evitar o contato dos trabalhadores que recolhem o lixo com qualquer contaminante.
Após retirar as luvas, lave bem suas mãos com água e sabão e também após o processo de descarte final.
Lembre-se que esta postagem foi criada com intuito de auxiliar profissionais e pessoas que utilizam as luvas fora de ambientes onde o descarte é regulamentado pela ANVISA e pelo CONAMA; as regulamentações devem ser seguidas à risca nos casos onde ela é obrigatória.
Acompanhe mais da Supermax Brasil em nossas redes sociais: Supermax Brasil no Facebook // @luvassupermax no Instagram