A alergia ao látex atinge cerca de 4% da população. E os profissionais da área da saúde estão entre os grupos de risco.
Em pessoas mais sensíveis, o látex pode desencadear alergia pelo contato ou exposição aos produtos derivados da borracha natural. Cerca de 4% da população mundial é alérgica ao látex.
Profissionais da área da saúde estão entre os grupos de risco, já que em ambientes hospitalares o látex está presente em vários produtos, como:
- Luvas cirúrgicas;
- Máscaras de inalação;
- Cateteres;
- Torniquetes;
- Drenos;
- Sondas, entre outros.
No caso das luvas cirúrgicas, partículas do látex podem aderir ao pó contido nelas, aumentando a exposição e podendo atingir os olhos e nariz, provocando sintomas alérgicos.
São dois os tipos de alergias:
Dermatite alérgica de contato
Se a pessoa é alérgica, o organismo tem uma predisposição a reagir mal a determinadas substâncias. Após a exposição constante e o contato direto das mãos com essas substâncias, a alergia se manifesta.
Dermatite irritativa
Surge por conta da ação agressora de substâncias químicas mais fortes, como ácidos, formol, soda cáustica, entre outros. A diferença é que a inflamação acontecerá apenas na região exposta ao produto, não se estendendo pelas mãos.
A dermatite de contato é causada pelos compostos usados na industrialização da borracha, como os aceleradores e antioxidantes.
O látex é extraído da seiva da seringueira. Como é um produto vegetal, a alergia ao látex possui reações cruzadas com alguns tipos de alimentos, principalmente frutas. Cerca de metade das pessoas alérgicas ao látex são também alérgicas à banana, kiwi, abacate, maracujá, manga, abacaxi ou mamão.
Como evitar
A melhor maneira de evitar a alergia ao látex é não entrar em contato com produtos que o contém.
Para procedimentos não cirúrgicos, a Supermax desenvolveu a luva Látex Powder Free. Nela as proteínas do látex são extraídas até níveis muito baixos, e não contém pó. São ideais para pessoas com pré-disposição à alergia ao látex. Veja mais aqui:
https://supermax-brasil.com/wp-content/uploads/2017/06/lamina_supermax_powder_free.jpg
Outras opções são as luvas compostas por outros materiais, como o nitrilo.
Veja todos os modelos de luvas da Supermax aqui: http://supermax-brasil.com/index.php/produtos/
Fonte:
http://blogdalergia.blogspot.com.br/2006/11/alergia-ao-ltex.html